segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Estratégias de Leitura


A concepção que Solé tem sobre leitura indica que toda leitura tem uma razão pela qual cada leitor declara seu ponto de vista, a função da mesma na educação escolar conta sempre com novas aprendizagens onde obtém informações, compreende através da interação com a leitura, pois, através da mesma temos os conhecimentos prévios de qualquer texto para que podemos alcançar os nossos objetivos, inferindo e interagindo com determinado texto.
            As vezes o texto pode ser compreendido melhor sem necessitar entender totalmente seus elementos, e por outro lado se o leitor tiver um conhecimento prévio sobre o assunto poderá até mesmo antecipar o conteúdo do mesmo se fixando menos conseguirá interpreta-la usando o seu conhecimento do mundo e do texto, no entanto a leitura devera ser sempre um processo constante e o leitor seu próprio processador do texto lido.
            Na maioria das vezes quando começamos a ler um texto já antecipamos algumas previsões em textos, as vezes certa ou não mas o leitor sempre prevê diante de alguns conhecimentos de acordo com qualquer textos, isso geralmente acontece com um bom leitor.
            Algumas crianças não compreende o que lê , pois ao realizar corretamente não tem a atenção de dirigir ambas as coisas ao mesmo tempo, então o professor devera interagir para que a mesma assuma o controle da leitura havendo assim a compreensão do texto, sendo um processo ativo de escutador e leitor.
            Nas situações de ensino e aprendizagem os indicadores como esquema por exemplo são essenciais na maioria das vezes estabelecendo pontes entre a leitura e a compreensão, sendo importante a partir de previsões e deduções , ler de uma maneira precisa e critica tornando-a mais eficaz construindo um processo de interação com conhecimento prévio do leitor e a informação do texto estabelecendo inferências sem nenhuma dificuldade.
A linguagem deverá ser trabalhada continuamente abrangendo aspectos como ortografia e compreensão leitora , pois embora a leitura e um processo continuo não se ensina compreender mas com intervenções frequentes instrui os alunos utilizando materiais didáticos para aconselhar os mesmos a compreender os textos ensinando estratégias que  propiciem a compreensão da leitura ,lembrando que sem o conhecimento leitor dificulta novas aprendizagens.         
Portanto o aluno devera ler e compreender , caso isso não aconteça dedicar a atenção para que o obstáculo seja desfeito , se sentindo capaz de ler não esquecendo que é importante criar interesse educando em diversas ocasiões aprendendo sobre o tema , onde o objetivo é propiciar informações , aprendendo a ler lendo para aprender.            
As pessoas devem ler por prazer, procurar livros de autor que chama mais sua atenção, pois o gosto pela leitura gera uma sensação que proporciona bastante prazer na vida cotidiana do leitor. Muitos encontram nos livros até certa maneira de relaxar, seja o corpo ou a mente quando estão diante da leitura. Por outro lado mesmo tendo esse hábito de ler para obter prazer, Isabel Solé acredita que essa não é a característica de leitura feita para aprendizagem do aluno em sala de aula. Pois o educador dever transmitir maior interesse por leitura  no conteúdo dado em sala de aula, assim podendo está despertando  seus alunos  a aprender  a ler e a interpretar melhor, uma vez que  já foi constatado  que a maioria da população em todo mundo não entendem o que ler.
Porém as melhores estratégias usada pelo professor segundo Isabel Solé em sala de aula dever ser alguns tipos de textos, narrativos, informativos, descritivos etc. Pois a criança ela precisa conhecer os tipos de textos, assim também  como parlenda, poesia, canção, ler para conhecer uma receita, lista telefônica, procurar o significado de palavras em dicionário, ler para preencher uma  ficha,  e dados pessoais. O professor deve realizar leitura em voz alta, onde  os alunos  deverá está  acompanhando em leitura silenciosa, e sempre questionando as criança o fato relatado no que foi lido. Mantendo sempre no espaço escolar o cantinho da leitura ou biblioteca com livro que não seja  muito complexo para  o entendimento da criança.
Vale ressaltar que o educador dever proporcionar os alunos conteúdo simples de acordo coma realidade da criança, assim facilitando a compreensão, crescendo no desenvolvimento do raciocino lógico, e podendo ter uma boa escrita.

Construindo a compreensão durante a leitura
O que acontece quando lemos?O processo de leitura.
A leitura é o processo de emissão e verificação de previsões, que levam a compreensão do texto, e a compreensão do texto envolve a capacidade de elaborar um resumo, assim para que o leitor seja realmente um leitor ativo, que compreende o que lê devem-se fazer algumas previsões com relação ao texto, também vimos que algumas características do texto, a estrutura, a sua organização, algumas marcas, etc.. Assim como o titulo, as ilustrações,  que as vezes acompanham as informações abordadas é o que gera essas hipóteses ou previsões.
Outro aspecto essencial de todo processo tem a ver com o fato de que nos, leitores experientes não só compreendemos, mas também sabemos quando não compreendemos, e, portanto, podemos traçar uma possível coluna de compreensão.
O processo de leitura deve garantir que o leitor compreenda os diversos texto que se propõe a ler, é um processo interno porem deve ser ensinado.
Estratégias durante a leitura: tarefas de leitura compartilhada
Ler é um procedimento, e se consegue ter acesso ao domínio dos procedimentos através da sua exercitação compreensiva, por isso, não é suficiente embora seja necessário que os alunos assistam ao processo mediante ao qual seu professor lhes mostra como constrói suas previsões, como se verifica, e em que indicadores do texto se baseia para fazer isso. Estes por sua vez deve por si só formular marcas, indicadores e suas hipóteses, e acima de tudo construir interpretações  e saber que isso é necessário  para obter certos objetivos.
É necessário dedicar a leitura como uma atividade compartilhada, ainda que toda proposta deste livro esteja baseada no antes durante a após a leitura, seja baseada em uma situação de ensino e aprendizado, como situações conjuntas destinadas a compartilhar o conhecimento, em que se aprende a utilizar toda uma serie de estratégias que deverão fazer parte da bagagem do aluno, para que ele possa utilizá-la de maneira autônoma.
Neste contexto as tarefas de leitura compartilhada devem ser consideradas a melhor ocasião para os alunos compreenderem e usarem as estratégias úteis para compreender os textos.
As estratégias responsáveis pela compreensão durante a leitura que podem ser incentivadas durante as atividades de leitura compartilhada são:

          Formular previsões sobre o texto a ser lido.
          Formular perguntas a respeito do texto que foi lido
          Esclarecer possíveis duvidar sobre o texto
          Resumir as ideias do texto.

Buscamos analisar algumas estratégicas de compreensão leitora descritas com maior frequência na literatura especializada. Onde há estratégias incentivadas antes do inicio propriamente dito atividade de leitura, pois a estratégias estão presente antes, durante e depois da leitura. Mostrando o que pode ser feito ante da leitura para ajudar na compreensão do alunos. Trazendo métodos como: ideias gerais: motivação para a leitura: objetivos da leitura: revisão e atualização do conhecimento prévio: estabelecimento de previsões sobre o texto e formulação de perguntas sobre ele.
    Cooper busca afirma que e necessário ensinar os alunos a reconhecer dois tipos de textos: os narrativos e os expositivos. Narrativos são textos que e organizando em sequência onde inclui um princípio, uma parte intermediaria e o final, que tem episódios, e cada um tem personagens, cenário, problema, a ação e a resolução. Já o texto expositivo caracterizada por organização em função do tipo de informação de que se trata, onde os autores busca utilizar estruturas como: descritiva; agrupadora; causal; esclarecedora e comparativa.
     Na estrutura descritiva o autor busca informações em particular. O texto em agrupado traga variável  ideias sobre determinado tema, onde a palavras-chaves como “ em primeiro lugar(...)”. Os textos causais têm que apresenta indicadores ou palavras-chaves, onde o autor busca informações que esteja organizada em sequência por meio de causa/efeito. No texto esclarecedor já e organizada em perguntas, em algumas ocasiões a pergunta é formulada claramente; em outras, são utilizada em indicadores. Já no texto comparativo busca apresenta a diferencia e a semelhança entre determinado fatos, aprofundado a informação que se deseja.
   A aprendizagem é motivada por um interesse, uma necessidade de saber. Mas o que determina esse interesse, essa necessidade? Não é possível elaborar uma única resposta a essa questão. No entanto, um bom caminho a seguir é compreender que além dos aspectos cognitivos, a aprendizagem envolve aspectos afetivo-relacionais. Ao construir os significados pessoais sobre a realidade, constrói-se também o conceito que se tem de você mesmo (autoconceito) e a estima que se professa (autoestima), características relacionadas ao equilíbrio pessoal. O autoconceito e a autoestima influenciam a forma como o aluno constrói sua relação com os outros e com o conhecimento; reconhecer essa dimensão afetivo-relacional é imprescindível ao processo educativo.

a leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto (Solé, 1987ª), para esse processo procura-se atender aos objetivos que conduzem sua leitura.
Diante desta afirmação percebem-se algumas consequências, como a existência de um leitor que confere e analisa o texto, para tanto há a necessidade de sempre haver um objetivo para guiar a leitura, ou seja, para que lemos, sempre lemos para uma finalidade. São muitos os objetivos que levará o aluno a se posicionar diante do texto.
Outra consequência da afirmativa é que a compreensão que um leitor tem do texto lido depende em grande parte do objetivo da leitura, ou o para que ele esteja lendo.
Ainda com relação à afirmativa citada acima sobre o que é ler, a autora ressalta que o leitor constrói o significado do texto. Isto quer dizer que o significado que um “escrito tem para quem ler não é uma tradução ou resposta oportuna do significado que o próprio autor do texto quis passar, mas uma construção que abrange o texto”.
Terminando esta descrição das sugestões de definição sobre o que é ler, a autora destaca “que é essencial que com exceção de informações muito determinadas, a leitura sempre envolva a compreensão do texto escrito’”.



               

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