A concepção que Solé tem
sobre leitura indica que toda leitura tem uma razão pela qual cada leitor
declara seu ponto de vista, a função da mesma na educação escolar conta sempre
com novas aprendizagens onde obtém informações, compreende através da interação
com a leitura, pois, através da mesma temos os conhecimentos prévios de
qualquer texto para que podemos alcançar os nossos objetivos, inferindo e
interagindo com determinado texto.
As vezes o texto pode ser compreendido melhor sem
necessitar entender totalmente seus elementos, e por outro lado se o leitor
tiver um conhecimento prévio sobre o assunto poderá até mesmo antecipar o
conteúdo do mesmo se fixando menos conseguirá interpreta-la usando o seu
conhecimento do mundo e do texto, no entanto a leitura devera ser sempre um
processo constante e o leitor seu próprio processador do texto lido.
Na maioria das vezes quando começamos a ler um texto já
antecipamos algumas previsões em textos, as vezes certa ou não mas o leitor
sempre prevê diante de alguns conhecimentos de acordo com qualquer textos, isso
geralmente acontece com um bom leitor.
Algumas crianças não compreende o que lê , pois ao
realizar corretamente não tem a atenção de dirigir ambas as coisas ao mesmo
tempo, então o professor devera interagir para que a mesma assuma o controle da
leitura havendo assim a compreensão do texto, sendo um processo ativo de
escutador e leitor.
Nas situações de ensino e aprendizagem os indicadores
como esquema por exemplo são essenciais na maioria das vezes estabelecendo
pontes entre a leitura e a compreensão, sendo importante a partir de previsões
e deduções , ler de uma maneira precisa e critica tornando-a mais eficaz
construindo um processo de interação com conhecimento prévio do leitor e a
informação do texto estabelecendo inferências sem nenhuma dificuldade.
A linguagem deverá ser
trabalhada continuamente abrangendo aspectos como ortografia e compreensão
leitora , pois embora a leitura e um processo continuo não se ensina
compreender mas com intervenções frequentes instrui os alunos utilizando
materiais didáticos para aconselhar os mesmos a compreender os textos ensinando
estratégias que propiciem a compreensão
da leitura ,lembrando que sem o conhecimento leitor dificulta novas
aprendizagens.
Portanto o aluno devera ler
e compreender , caso isso não aconteça dedicar a atenção para que o obstáculo
seja desfeito , se sentindo capaz de ler não esquecendo que é importante criar
interesse educando em diversas ocasiões aprendendo sobre o tema , onde o
objetivo é propiciar informações , aprendendo a ler lendo para aprender.
As pessoas devem ler por
prazer, procurar livros de autor que chama mais sua atenção, pois o gosto pela
leitura gera uma sensação que proporciona bastante prazer na vida cotidiana do
leitor. Muitos encontram nos livros até certa maneira de relaxar, seja o corpo
ou a mente quando estão diante da leitura. Por outro lado mesmo tendo esse
hábito de ler para obter prazer, Isabel Solé acredita que essa não é a
característica de leitura feita para aprendizagem do aluno em sala de aula.
Pois o educador dever transmitir maior interesse por leitura no conteúdo dado em sala de aula, assim
podendo está despertando seus
alunos a aprender a ler e a interpretar melhor, uma vez
que já foi constatado que a maioria da população em todo mundo não
entendem o que ler.
Porém as melhores
estratégias usada pelo professor segundo Isabel Solé em sala de aula dever ser
alguns tipos de textos, narrativos, informativos, descritivos etc. Pois a
criança ela precisa conhecer os tipos de textos, assim também como parlenda, poesia, canção, ler para
conhecer uma receita, lista telefônica, procurar o significado de palavras em
dicionário, ler para preencher uma
ficha, e dados pessoais. O
professor deve realizar leitura em voz alta, onde os alunos
deverá está acompanhando em
leitura silenciosa, e sempre questionando as criança o fato relatado no que foi
lido. Mantendo sempre no espaço escolar o cantinho da leitura ou biblioteca com
livro que não seja muito complexo para o entendimento da criança.
Vale ressaltar que o
educador dever proporcionar os alunos conteúdo simples de acordo coma realidade
da criança, assim facilitando a compreensão, crescendo no desenvolvimento do
raciocino lógico, e podendo ter uma boa escrita.
Construindo a compreensão
durante a leitura
O que acontece quando
lemos?O processo de leitura.
A leitura é o processo de
emissão e verificação de previsões, que levam a compreensão do texto, e a
compreensão do texto envolve a capacidade de elaborar um resumo, assim para que
o leitor seja realmente um leitor ativo, que compreende o que lê devem-se fazer
algumas previsões com relação ao texto, também vimos que algumas
características do texto, a estrutura, a sua organização, algumas marcas, etc..
Assim como o titulo, as ilustrações, que
as vezes acompanham as informações abordadas é o que gera essas hipóteses ou
previsões.
Outro aspecto essencial de
todo processo tem a ver com o fato de que nos, leitores experientes não só
compreendemos, mas também sabemos quando não compreendemos, e, portanto,
podemos traçar uma possível coluna de compreensão.
O processo de leitura deve
garantir que o leitor compreenda os diversos texto que se propõe a ler, é um
processo interno porem deve ser ensinado.
Estratégias durante a
leitura: tarefas de leitura compartilhada
Ler é um procedimento, e se
consegue ter acesso ao domínio dos procedimentos através da sua exercitação
compreensiva, por isso, não é suficiente embora seja necessário que os alunos
assistam ao processo mediante ao qual seu professor lhes mostra como constrói
suas previsões, como se verifica, e em que indicadores do texto se baseia para
fazer isso. Estes por sua vez deve por si só formular marcas, indicadores e
suas hipóteses, e acima de tudo construir interpretações e saber que isso é necessário para obter certos objetivos.
É necessário dedicar a
leitura como uma atividade compartilhada, ainda que toda proposta deste livro
esteja baseada no antes durante a após a leitura, seja baseada em uma situação
de ensino e aprendizado, como situações conjuntas destinadas a compartilhar o conhecimento,
em que se aprende a utilizar toda uma serie de estratégias que deverão fazer
parte da bagagem do aluno, para que ele possa utilizá-la de maneira autônoma.
Neste contexto as tarefas de
leitura compartilhada devem ser consideradas a melhor ocasião para os alunos
compreenderem e usarem as estratégias úteis para compreender os textos.
As estratégias responsáveis
pela compreensão durante a leitura que podem ser incentivadas durante as
atividades de leitura compartilhada são:
• Formular previsões sobre o texto a ser lido.
• Formular perguntas a respeito do texto que foi lido
• Esclarecer possíveis duvidar sobre o texto
• Resumir as ideias do texto.
Buscamos analisar algumas
estratégicas de compreensão leitora descritas com maior frequência na literatura
especializada. Onde há estratégias incentivadas antes do inicio propriamente
dito atividade de leitura, pois a estratégias estão presente antes, durante e
depois da leitura. Mostrando o que pode ser feito ante da leitura para ajudar
na compreensão do alunos. Trazendo métodos como: ideias gerais: motivação para
a leitura: objetivos da leitura: revisão e atualização do conhecimento prévio:
estabelecimento de previsões sobre o texto e formulação de perguntas sobre ele.
Cooper busca afirma que e necessário
ensinar os alunos a reconhecer dois tipos de textos: os narrativos e os
expositivos. Narrativos são textos que e organizando em sequência onde inclui
um princípio, uma parte intermediaria e o final, que tem episódios, e cada um
tem personagens, cenário, problema, a ação e a resolução. Já o texto expositivo
caracterizada por organização em função do tipo de informação de que se trata,
onde os autores busca utilizar estruturas como: descritiva; agrupadora; causal;
esclarecedora e comparativa.
Na estrutura descritiva o autor busca
informações em particular. O texto em agrupado traga variável ideias sobre determinado tema, onde a
palavras-chaves como “ em primeiro lugar(...)”. Os textos causais têm que
apresenta indicadores ou palavras-chaves, onde o autor busca informações que
esteja organizada em sequência por meio de causa/efeito. No texto esclarecedor
já e organizada em perguntas, em algumas ocasiões a pergunta é formulada
claramente; em outras, são utilizada em indicadores. Já no texto comparativo busca
apresenta a diferencia e a semelhança entre determinado fatos, aprofundado a
informação que se deseja.
A aprendizagem é motivada por um interesse,
uma necessidade de saber. Mas o que determina esse interesse, essa necessidade?
Não é possível elaborar uma única resposta a essa questão. No entanto, um bom
caminho a seguir é compreender que além dos aspectos cognitivos, a aprendizagem
envolve aspectos afetivo-relacionais. Ao construir os significados pessoais
sobre a realidade, constrói-se também o conceito que se tem de você mesmo
(autoconceito) e a estima que se professa (autoestima), características
relacionadas ao equilíbrio pessoal. O autoconceito e a autoestima influenciam a
forma como o aluno constrói sua relação com os outros e com o conhecimento;
reconhecer essa dimensão afetivo-relacional é imprescindível ao processo
educativo.
a leitura é um processo de
interação entre o leitor e o texto (Solé, 1987ª), para esse processo procura-se
atender aos objetivos que conduzem sua leitura.
Diante desta afirmação
percebem-se algumas consequências, como a existência de um leitor que confere e
analisa o texto, para tanto há a necessidade de sempre haver um objetivo para
guiar a leitura, ou seja, para que lemos, sempre lemos para uma finalidade. São
muitos os objetivos que levará o aluno a se posicionar diante do texto.
Outra consequência da
afirmativa é que a compreensão que um leitor tem do texto lido depende em
grande parte do objetivo da leitura, ou o para que ele esteja lendo.
Ainda com relação à
afirmativa citada acima sobre o que é ler, a autora ressalta que o leitor
constrói o significado do texto. Isto quer dizer que o significado que um
“escrito tem para quem ler não é uma tradução ou resposta oportuna do
significado que o próprio autor do texto quis passar, mas uma construção que
abrange o texto”.
Terminando esta descrição
das sugestões de definição sobre o que é ler, a autora destaca “que é essencial
que com exceção de informações muito determinadas, a leitura sempre envolva a
compreensão do texto escrito’”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário