segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Escola e Democracia


ESCOLA E DEMOCRACIA DE DERMEVAL SAVIANI
Concepções escola ensino-aprendizagem
                                               A ESCOLA
      Na obra escola democracia Saviani apresenta as instituições escolares como um lugar privilegiado que deve servir aos interesses populares garantindo a todos os indivíduos inseridos em uma determinada sociedade um bom ensino e saberes básicos que reflitam na vida dos discentes, preparando-os para a vida adulta. Em sua obra escola e democracia o autor trata das teorias da educação e seus devidos problemas, o mesmo autor cita que a marginalização da criança pela escola se dá porque ela não tem acesso à mesma, enquanto que a marginalidade é a condição da criança excluída. Saviani avalia esses processos, explicando que ambas são prejudiciais ao desenvolvimento de uma determinada sociedade, trazendo muitos problemas, em muitos casos de difícil solução, conclui que a harmonia e a integração entre os envolvidos na educação e nas esferas políticas, social e a administração da escola podem evitar a marginalidade intensificando os esforços da educação em prol da melhoria de vida no âmbito individual e coletivo.
      Através da interação do professor e dá participação ativa do discente as instituições escolares devem possibilitar a aquisição de conteúdos, ou seja, os professores devem trabalhar  a realidade do aluno em sala de aula, para que ele tenha discernimento e poder de analisar sua própria realidade de maneira crítica e reflexiva. A socialização do educando para que tenha uma participação organizada na democratização da sociedade, mas Saviani alerta para a responsabilidade do poder político, representante da política na localidade que  é a  responsável pela criação e avaliação de projeto no âmbito das escolas do estado e município, uma vez que o mesmo é responsável pelas políticas públicas pela melhoria do ensino, visando à integração entre aluno e a escola. Na concepção de Saviani a escola é valorizada como um instrumento de apropriação do saber, e poder contribuir e eliminar a seletividade e exclusão social. Este fator deve ser evado em consideração, a fim de erradicar as vertentes disparidades de níveis escolares, evasão escolar e marginalização. De fato, a escola é o local que prepara a criança, para futuro cidadão, para a vida em sociedade e deve transmitir valores éticos e morais aos estudantes. Para que a mesma cumpra seu papel deve acolher os alunos com empenho para verdadeiramente transformar sua vida.
      Nessa mesma obra Saviani retrata sobre as teorias da educação para fundamentar ainda mais seu trabalho. As teorias não críticas para Saviani aparecem para fomentar o pensamento do autor acerca da educação. Saviani busca contextualizar as correntes pedagógicas, começando pela pedagogia tradicional, que tem como objetivo principal organizar a escola e garantir a educação, que é um direito de todos e dever do estado, ou seja, transformando os estudantes em verdadeiros cidadãos, que devem assimilar o acervo cultural transmitido pelo educador. A pedagogia tradicional trata a educação como a correção da marginalidade e tem como função equalizar a sociedade.
      Outra teoria abordada pelo autor é a tecnicista, que consta de propostas pedagógicas buscando profissionalizar o aluno.
      Já as teorias crítico-reprodutivistas não tem proposta pedagógica, e percebe as instituições escolares a educação e os demais envolvidos no contexto como reprodutores das desigualdades sociais e destaca o papel da escola enquanto aparelho ideológico do estado, dividindo a burguesia e o proletariado.
      Para o mesmo autor a escola não resolve todos os problemas decorrentes dos alunos, em contrapartida pode compensá-los mostrando que eles são capazes de desenvolver seu intelecto  a contribuir para a melhoria da sua própria vida.
      O ensino na concepção de Dermeval Saviani significa produzir o seu saber, saber com que aqueles que fazem parte do processo consigam absorver os conteúdos e transformar o meio onde vivem em um local com igualdade de oportunidades.
                       A APRENDIZAGEM NA CONCEPÇÃO DE SAVIANI
      Para Saviani, aprender é desenvolver a capacidade de processar informações e organizar respostas resultantes de experiência ao passo que se recebe estímulos do ambiente. O grau de aprendizagem do aluno depende tanto da prontidão e disposição do aluno e do professor e do contexto que o mesmo está inserido. O primeiro passo o professor precisa verificar aquilo que o aluno já sabe por procurar explicar e observar, portanto, o professor deve partir daquilo que o aluno já conhece, o aluno por sua vez procura compreender o que o professor tenta explicar. Quando ocorre a transferência de aprendizagem significa que o aluno conseguiu sintetizar as informações e passou a ter uma visão mais clara, superando assim sua visão confusa e parcial.
      Saviani acredita que a escola deve lutar contra a seletividade e a qualquer tipo de discriminação, mas que o discente também faça sua parte não esperando pelas instituições. Ele alerta que muitas vezes o fracasso escolar do aluno é reflexo de fatores externos das próprias escolas, também que o fracasso escolar de muitos alunos pode ser decorrente de saúde, nutrição, fatores psicológicos e cognitivos, bem como de ordem familiar, esses elementos contribui de forma negativa para a compreensão dos conteúdos apresentados. Saviani analisa a história da educação no Brasil e percebe que um dos fatores que contribui para os baixos índices de aprendizagem é a evasão escolar dos alunos.
   E relevante ressaltar que o saber educacional, àquele que envolve a disciplina e o intelecto do aluno e importante, para que ele tenha base em uma sociedade tão divergente, seja nas provas da escola, do vestibular ou no alcance de metas em um futuro emprego, mas e também de suma importância no processo de aprendizagem do aluno, o professor preparar esse aluno para saber se posicionar e analisar com maior profundidade para que tenha uma capacidade de opinar, julgar, que deve ser trabalhada ainda na escola preparando de fato o aluno para o futuro.
      Saviani observa que o ensino não e somente pesquisa, onde o educador tem a função de estudar determinado tema e passar para seus alunos, mas sim um artificio que deve ser utilizado de maneira inteligente, propondo atividades que permitam a resolução de problemas através dos questionamentos dos alunos, levantamento de hipóteses pertinentes e experimentação, fazendo com que o aluno assuma a responsabilidade de sua própria capacidade de pensar e de se posicionar perante os desafios da vida em sociedade.
      Segundo Saviani enquanto os interesses educacionais não beneficiarem o povo, que verdadeiramente necessita deles para melhorar sua situação perante a sociedade, a educação brasileira não avançarem termos de melhora qualitativa, pois as politicas públicas para educação nacional não visam outro alvo senão interesses políticos, que buscam evitar qualquer reformulação que possam fazer o povo prosperar, prejudicar o poder.
      Saviani em sua obra escola e democracia ele fala, que quanto mais se falou em democracia no interior da escola, menos democráticas foram as escolas, e de como, quanto menos falou em democracia, mais a escola esteve articulada com a construção de uma ordem democrática. A educação que deveria ser um instrumento para as escolhas do homem livre, democrático, cidadão e autônomo acaba então se tornando, mais uma ferramenta de manipulação e de homogeneização do pensamento crítico perante a sociedade. Ela legitima as grandes diferenças sociais e marginalizam, ao invés de tencionar a luta contra a ideologia das classes dominantes, dos direitos dos seres humanos, o conhecimento que deve ser universal e possibilitado a todos.
      Para Saviani a relação entre a educação e a sociedade, é de responsabilidade dos professores em transformar, não o mundo, mas sim cada indivíduo que está na sala de aula, compreendendo melhor o mundo e seus acontecimentos, assim como seu papel dentro do sistema, seus direitos para a construção de um país melhor. Para o mesmo autor uma pequena revolução que acontece na sala de aula pode dar a chance de uma transformação histórica num período maior de tempo.
      É preciso então que cada um tome consciência de seu papel em uma determinada sociedade, principalmente os professores das lutas sociais e das formas de dominação ideológicas que sofrem a educação hoje, regulando o equilíbrio dos conteúdos a serem desenvolvidos em sala de aula e o discurso político e histórico usado pelo professor.
      A obra escola e democracia de Saviani são divididas em duas partes, a primeira parte o autor destaca as teorias não críticas da educação que segundo o autor, não considera os problemas e a estrutura social como influenciadores da educação. Essas teorias já encaram a educação como autônoma e buscam compreendê-la a partir dela mesma. O autor destaca também a diferença entre a pedagogia tradicional e a nova a tecnicista e sua relação com o problema da marginalidade.
      Na pedagogia tradicional, a educação é vista como direito de todos e dever do estado, sendo a marginalidade associada à ignorância, ou seja, a escola surge como um antidoto difundindo a instrução.
      Na escola nova, passa a ocorrer um movimento de reforma na pedagogia tradicional na qual a marginalidade não é mais ignorante e sim rejeitado, do anormal e inapto. A escola passa então a forma de adaptação e ajuste dos indivíduos à sociedade.
      Já no tecnicismo define a marginalidade como ineficiência improdutividade, ou seja, a escola então passa a ser de formação de indivíduos eficientes, para o aumento da produtividade social, associado diretamente ao rendimento e capacidades de produção capitalistas.
      Estas teorias consideram a educação como um instrumento da classe dominante capaz de reproduzir o sistema dominante-dominado sendo responsável pela marginalização uma vez que percebem a dependência da educação em relação à sociedade.
      Na segunda parte do livro Saviani faz referência à teoria da curvatura da vara, fazendo alusão à política interna a partir de três teses.
      Tese filosófico-histórica, o autor discute sobre a história do homem e a influencia desta na educação, as mudanças sociais e a luta de classes trazidas como capitalismo e seus reflexos na educação.
   Tese pedagógica-metodológica, o autor discute a relação entre o ensino e pesquisa e como a escola nova tentou articular-se com o processo de desenvolvimento da ciência enquanto o método tradicional o articulava como produto da ciência.
      Por último  a teoria de curvatura da vara de Lênin, pode ser a forma de a educação criar sua revolução para a quebra desse sistema, uma vez que se quebra a neutralidade da educação, passando a ser considerada parte ativa nesse processo de transformação.
      Saviani termina o livro e conclui retificando a relação entre a educação e a sociedade e a importância do professor como transformador dessa realidade educacional. O autor estrutura proposições e abre possiblidades para diálogos e discussões a respeito da relação educativa estão realmente colocando o educador a serviço do educando ou as políticas governamentais ou sistemas vigentes atualmente.
      Portanto caro leitores e leitoras, essa obra de Dermeval Saviani é de suma importância no decorrer da vida de cada discente e docente, pois nos ensina muitas coisas.
      É na transmissão assimilação do saber sistematizado que a educação exerce essa função. A importância politica da educação reside na sua função de socialização de conhecimento.  ( Saviani).

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