Biografia
Paulo
Régis Neves Freire, educador pernambucano, nasceu em 19/9/1921 na cidade do
Recife. Foi alfabetizado pela mãe, que o ensina a escrever com pequenos galhos
de árvore no quintal da casa da família. Com 10 anos de idade, a família
mudou para a cidade de Jaboatão.
Na adolescência começou a desenvolver um grande
interesse pela língua portuguesa. Com 22 anos de idade, Paulo Freire começa a
estudar Direito na Faculdade de Direito do Recife. Enquanto cursava a faculdade
de direito, casou-se com a professora primária Elza Maia Costa Oliveira. Com a
esposa, tem teve cinco filhos e começou a lecionar no Colégio Oswaldo Cruz em
Recife.
No ano de
1947 foi contratado para dirigir o departamento de educação e cultura do SESI, onde entra em
contato com a alfabetização de adultos. Em 1958 participa de um congresso
educacional na cidade do Rio de Janeiro. Neste congresso, apresenta um trabalho
importante sobre educação e princípios de alfabetização. De acordo com suas
idéias, a alfabetização de adultos deve estar diretamente relacionada ao
cotidiano do trabalhador. Desta forma, o adulto deve conhecer sua realidade
para poder inserir-se de forma crítica e atuante na vida social e
política.
No começo
de 1964, foi convidado pelo presidente João Goulart para coordenar o Programa
Nacional de Alfabetização. Logo após o golpe militar, o método de alfabetização de Paulo Freire foi
considerado uma ameaça à ordem, pelos militares.Viveu no exílio no Chile e na
Suíça, onde continuou produzindo conhecimento na área de educação. Sua
principal obra, Pedagogia do Oprimido, foi lançada em 1969. Nela, Paulo Freire
detalha seu método de alfabetização de adultos. Retornou ao Brasil no ano de
1979, após a Lei da Anistia.
Durante a
prefeitura de Luiza Erundina, em São Paulo, exerceu o cargo de secretário
municipal da Educação. Depois deste importante cargo, onde realizou um belo
trabalho, começou a assessorar projetos culturais na América Latina e África. Morreu na cidade de São Paulo,
de infarto, em 2/5/1997.
Obras do
educador Paulo Freire:
- A propósito
de uma administração. Recife: Imprensa Universitária, 1961.
- Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo. Estudos Universitários – Revista de Cultura da Universidade do Recife. Número 4, 1963: 5-22.
- Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967.
- Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1970.
- Educação e mudança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1979.
- A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora, 1982.
- A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.
- Pedagogia da esperança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1992.
- Política e educação. São Paulo: Cortez Editora, 1993.
- Cartas a Cristina. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1974.
- À sombra desta mangueira. São Paulo: Editora Olho d’Água, 1995.
- Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.
- Mudar é difícil, mas é possível (Palestra proferida no SESI de Pernambuco). Recife: CNI/SESI, 1997-b.
- Pedagogia da indignação. São Paulo: UNESP, 2000.
- Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
- Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo. Estudos Universitários – Revista de Cultura da Universidade do Recife. Número 4, 1963: 5-22.
- Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967.
- Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1970.
- Educação e mudança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1979.
- A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora, 1982.
- A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.
- Pedagogia da esperança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1992.
- Política e educação. São Paulo: Cortez Editora, 1993.
- Cartas a Cristina. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1974.
- À sombra desta mangueira. São Paulo: Editora Olho d’Água, 1995.
- Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.
- Mudar é difícil, mas é possível (Palestra proferida no SESI de Pernambuco). Recife: CNI/SESI, 1997-b.
- Pedagogia da indignação. São Paulo: UNESP, 2000.
- Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
Referência:
legal!
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